Você quer entender a estrutura do marketing digital?
Muitos dos nossos clientes entram em contacto dizendo que querem que a Web Luvuma preste um serviço de Marketing digital, mas essas mesmas pessoas não especificam quais áreas do marketing digital devemos trabalhar.
A maioria dos clientes pensam que Marketing digital é criar uma campanha no google ads ou facebook ads. Quando na verdade isso é serviço de Pay-Per Click Ads.
No artigo de hoje, vamos falar como está estruturado o Marketing digital, desde criar campanhas até as técnicas de SEO. Vamos lá:
Digital Marketing está dividido em SEM, SMM, criação de sites e conteúdos web.
Marketing digital: SEM, o que é?
SEM significa "Search Engine Marketing", onde o foco está na otimização de pesquisas. E dentro do SEM vamos encontrar outros serviços como SEO, PPC Ads e Análises e ciência de dados.
No SEO, que significa "Search Engine Optimization" o foco é trabalhar para que uma certa página ou artigo de um site ou blog esteja otimizado para os motores de buscas, ou seja, colocar uma página web entre os Top 10 nos resultados de buscar do Google e Bing. Ainda dentro do SEO vamos encontrar o SEO on Page e SEO off page, a diferença entre as duas é que o SEO on page consiste em criar artigos com palavras chaves e técnicas específicas para facilitar no rankeameanto e o SEO off page consiste em trabalhar para que uma certa página seja rankeada por meio de outros sites, por exemplo: Colocar a URL ou Link do seu site em um outro site confiável como a Wikipedia, a UOL, BBC News.
Já no Pay-per-click Advertising (PPC) que ainda faz do SEM consiste em basicamente criar campanhas para o Google Ads, Bing ads ou mesmo até o Facebook ads. Ou seja, quando você entrar num determinado blog ou querer assistir um vídeo no YouTube você se depara com esses anúncios criados a partir do Google Ads. Esse mesmo anúncio muitas das vezes é para promover ou vender alguma coisa e você só pagará ao Google Ads quando uma pessoa clicar nesse anúncio, por isso se chama Pay-Per Click ( Pago por Clique ).
E o por último dentro do SEM temos o Analytics and Data Science, que por sua vez estão divididos em Google Analytics, Data Visualization, A/B Testing.
Marketing digital: SMM, O que é?
Dentro do marketing digital encontramos também o Social Media Marketing (SMM) que é nada mais nada menos que fazer marketing ou divulgar um produto por meio das redes sociais como, Facebook, X, Instagram, LinkedIn e até mesmo o Tik Tok. Ou seja, você vai contactar certas página e contas de celebridades para divulgarem o seu produto, seja ela por meio parceria paga ou outro método viável.
Marketing digital: Marketing de Conteúdos
Como o nome já diz, marketing digital de conteúdo é produzir conteúdos, seja ela por meio de:
- Blogging: Trabalhar com certos bloggers para falarem sobre o seu produto
- Video Marketing: Trabalhar com certos youtubers por exemplo, para falar sobre o seu produto
- Email marketing: Mandar informações do seu produto para os seus clientes por via de email
- Copywriting: É promover o produto por meio da escrita criativa, exemplo: "Compre UMA banana aqui, leva + 1 por nossa conta"
Tudo isso faz parte do marketing de conteúdos, que por sua vez faz parte do marketing digital.
Marketing digital: Web Design e Development
Aqui o marketing digital tem haver em criar sites e blogs. Seja ela por meio de de WordPress, Blogspot outro serviço.
Aqui também podemos encontrar ou dividi-lo em HTML/CSS/JavaScript, User Experience (UX) Design e Web Development.